Enfermagem

Docentes Matriz Curricular

Calendário Acadêmico

Plano de Aula Sistema de Suporte ao Colegiado
Quadro-Resumo Periódicos de Enfermagem Convênios e Estágios Projeto Pedagógico de Enfermagem

Plano de Ação – Coordenador

O enfermeiro se dedica a promover e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.

Curso

O curso de Enfermagem da Faculdade de Lucas do Rio Verde – UNIFAMA privilegia um ensino voltado à melhoria e inovação dos processos de atendimento á saúde, além de Ciencias Biológicas, prepare-se para as disciplinas de administração, psicologia, sociologia, farmacologia, saúde coletiva e da mulher, parasitologia e anatomia. Compreende atividades desenvolvidas que fomentem a aprendizagem, a partir da utilização de recursos e processos adequados e coerentes com as exigências do mercado de trabalho. O estagio supervisionado é obrigatório. No final do curso é exigido trabalho de conclusão. A UNIFAMA oferece pós graduação em Docência do Ensino Superior.

Duração média: 5 anos.

O que você pode fazer:

Enfermagem geral: Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

Enfermagem geriátrica: Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

Enfermagem médico-cirúrgica: Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

Enfermagem obstétrica: Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.

Enfermagem pediátrica: Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.

Enfermagem psiquiátrica: Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.

Enfermagem de resgate: Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.

Enfermagem em saúde pública: Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.

Enfermagem do trabalho: Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.

Ensino: Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Gestão da qualidade: Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.

Gestão de projetos: Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.

Pesquisa clínica: Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

 

Coordenação do Curso de Enfermagem